Um novo resgate e libertação de um condor andino

21/09/2018

Buenos Aires, 21 de setembro de 2018.- Aerolíneas Argentinas trasladou nesta quinta-feira, 20 de setembro, com destino à cidade de San Salvador de Jujuy, a JANPI YAKU (cujo significado é água medicinal), um exemplar de Condor Andino (símbolo da companhia) para sua libertação na sexta-feira, 21, na Costa de Lipán, situada a 90 kilômetros da capital provincial.

A ave foi resgatada em março deste ano na localidade de Termas de Reyes, e apresentava estilhaços de chumbo em seu corpo, produto de um disparo de escopeta. A fêmea Janpi Yaku foi inicialmente derivada pelo Ministério do Ambiente de Jujuy ao Centro de Atenção à Fauna Autóctone da província, onde recebeu o primeiro atendimento. Uma vez estabilizada, Aerolíneas Argentinas realizou seu traslado para o Ecoparque de Buenos Aires, por ocasião do Programa de Conservação do Condor Andino.

A libertação de Janpi Yaku recebeu, também, o apoio da Fundação Bioparc, Grand Parc Puy du Fou, SOS Faune Sauvage e Beauval Nature da Francia, a Secretaria de Biodiversidade, Ministério de Ambiente de Jujuy, Direção Regional NOA da Administração de Parques Nacionais, Ecoparque Buenos Aires, e da Secretaria de Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Nação.

No âmbito de uma emotiva cerimônia ancestral, contou com a participação da Secretaria de Povos Indígenas, e com a comunidade originária da zona que com suas mulheres produziu com seu canto típico, o retorno de Janpi Yaku ao seu ambiente natural, elevando uma reza baseada em um pedido de harmonia entre todas as formas de vida.

Durante 2017 e em conjunto com a Fundação Bioandina Argentina, Aerolíneas Argentinas participou da reabilitação de 13 condores. No decorrer do ano foram 7 os animais trasladados. O Programa Binacional de Conservação Condor Andino reintroduziu desde sua criação, 175 condores em toda a América do Sul.

O Condor Andino é o símbolo da Aerolíneas, que nos inspira para seguir unindo cada dia mais aos argentinos. É por isso que nos orgulha ser parte de uma nova cerimônia de libertação, para que o Condor siga sendo nosso guia.